A Culpa é das estrelas, John Green


Hazel, uma garota de 16 anos, é paciente terminal embora saiba que o seu destino já foi escrito quando seu tumor foi diagnosticado. Sua mãe a insiste que ela vá a um grupo de apoio, e lá ela conhece Augustus Waters, um garoto, que teve a perna amputada, também por culpa do câncer. Juntos eles passam por muitos bocados, bons e ruins. Preenchendo o vazio que a doença impôs a eles. Sendo um casal inspirador.

O livro desperta várias sensações em quem lê, nos fazendo refletir diante de tal situação, e fazendo rir, Hazel e Gus fazem muita piada sobre o câncer, isso é incrível. O que pra mim isso é tentar levar a vida com outro ar, mais leve, aliviando o peso das dificuldades que eles passam, mesmo sendo de humor negro. No inicio Hazel pareceu uma chata, mau humorada, mas depois que ela começa a mandar uma das suas tiradas e sua ironia para tudo, eu comecei a gostar dela.

E o Gus? Não sei nem o que falar dele, sinceramente. Desde o principio me apaixonei perdidamente por ele. Ele é lindo, sonhador, romântico, gentil.

Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim,  e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa. E eu estou apaixonado por você.

Eu achei incrível o uso das metáforas dele, principalmente para o cigarro.

— Eles não matam se você não acender — disse ele quando mamãe parou junto ao meio-fio. — E eu nunca acendi nenhum. É uma metáfora. Tipo: você coloca a coisa que mata entre os dentes, mas não dá a ela o poder de completar o serviço. 
E tem também Isaac, que é amigo do Gus e participava do grupos de apoio. Mas assim como Hazel e Augustus ele também fazia muitas piadas sobre a doença. Tornando-os um belo trio. Achei alguns personagens pouco insignificantes pelo tempo que apareceram e como apareceram. E como John Green pode fazer isso com a gente? Acabar a história sem dizer no minimo o que acontece com Hazel, os pais dela? Os pais de Gus, e Isaac? Mandarei cartas a ele, rs.

Eu comecei a ler por estar repercutindo muito e não me arrependo, esse livro já se tornou um dos meus preferidos! (E o livro vai ter sua versão nas telinhas). Mas enfim, é um livro muito lindo, o John Green escreveu de uma maneira maravilhosa dando pra ler com uma facilidade imensa. Essa é uma história triste porém belíssima e inspiradora. Não tenho palavras pra descrever, só lendo para entenderem. Afinal, alguns infinitos são maiores que outros.      


Título: A Culpa é das Estrelas
Autora: John Green
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama/Romance
Páginas: 288
Ano: 2012
Tradutor: Renata Pettengill

Nenhum comentário:

Postar um comentário