A história por trás das Casas de Westeros (em Game of Thrones)

Casa Arryn


























Nas gélidas montanhas da lua erguendo-se alto sobre as ricas terras do vale está o ninho da águia. Uma fortaleza inexpugnável construída pelos lendários "Reis da Montanha" na Idade dos Heróis. Essa é a fortaleza da Casa Arryn, uma das famílias nobres  mais antigas em Westeros. Os Arryns são descendentes diretos dos invasores Ândalos. Eles viajaram através do Mar Estreito e vieram a desembarcar na costa dos Dedos. De acordo com as lendas, Sor Artys Arryn, conhecido como o Cavaleiro Alado, percorreu os céus montado em um falcão gigante. Ele pousou no topo da montanha mais alta, onde ele derrotou o Rei Grifo em uma batalha. Essa foi a primeira grande vitória dos Ândalos Sobre os Primeiros Homens. E Sor Artys foi devidamente recompensado. Ele foi declarado Rei da Montanha e do Vale, que foi renomeado e passou a se chamar Vale de Arryn. Milhares de anos depois, Aegon, o Conquistador chegou em Westeros, a Casa Arryn dobrou os joelhos perante Aegon e seus dragões e foram autorizados a manter o controle sobre sua região como Lordes do Vale e Protetores do Leste. Ao longo dos séculos, a Casa Arryn se manteve leal à dinastia Targaryen. Até que o Lorde Jon Arryn se juntou às Casas Baratheon e Stark em uma rebelião contra o Rei Louco, Aerys. Depois de sentar-se no Trono de Ferro, Robert Baratheon nomeou Lorde Jon como Mão do Rei. Uma posição que ele manteve até sua morte misteriosa        

O emblema da Casa Arryn é uma Lua Crescente Branca e um falcão num campo azul-celeste. Seu lema é “Tão alto quanto à honra”.

Casa Baratheon

"Nossa é a Fúria". Esse é o lema do Veado Negro dos Baratheon. Um grito de guerra ecoado por toda parte, em rebelião, quando eu, Robert Baratheon, o primeiro de seu nome tomei o Trono de Ferro do Rei Louco, Aerys Targaryen. Pondo fim a uma dinastia de quase 300 anos. A Casa Baratheon nasceu nas Guerras da Conquista quando Aegon, o Dragão, invadiu Westeros. Aegon mandou seu comandante, Orys Baratheon, tomar Ponta Tempestade, Argilac, o Arrogante, o último dos Reis da Tempestade, tolamente deixou a segurança de sua fortaleza e conheceu os senhores da guerra dos Baratheon em campo aberto. Argilac foi sumariamente derrotado. E Orys tomou suas terras, suas posses... e sua filha. Era dito que Orys era meio-irmão de Aegon Targaryen. Se isso for verdade, um pouco do sangue do dragão misturou-se ao do veado naqueles dias. O feudo da Casa Baratheon é Ponta Tempestade, uma lendária fortaleza construída na Era dos Heróis. Tem vista para a Baia dos Naufragos onde, segundo as lendas, Darron, o primeiro Rei da Tempestade constriu a fortaleza com ajuda de Brandon, o Construtor, da Casa Stark, Forjando uma aliança de séculos entre as Terras da Tempestade e o Norte. Depois da conquista dos Sete Reinos, os Baratheon permaneceram leais à coroa enquanto os reis Targaryen mantiam o poder. Mas a lealdade tem seus limites. Quando Rhaegar Targaryen, o vil herdeiro de Aerys II sequestrou Lyana Stark, minha prometida, minha amada... Era hora de agir. Erguemos nossos estandartes. Baratheon, Stark, Arryn, e Tullys unidos em uma rebelião contra Rhaegar e seu pai, o Rei Louco. Fomos vitoriosos. Tomamos o Trono de Ferro. Aquele pouco sangue de dragão que corria em minhas veias me serviu bem. Assim como fez de mim uma parente distante dos Targaryen pelo sangue de meu antepassado, Orys. Tanto que eu o tomei. Eu sentei no Trono de Ferro. Eu governei os Sete Reinos da Fortaleza Vermelha.   

O emblema dos Baratheon é um Veado Negro num fundo dourado. Seu lema é “Nossa é a Fúria” 

Casa Lannister
Na costa do extremo oeste do continente, no alto de um promontório rochoso com vista para o Mar do Verão, está Rochedo Casterly, a sede ancestral da Casa Lannister. Logo abaixo está Lannisporto, uma das grandes cidades de Westeros. Um centro de comércio, cultura, e da grandiosa frota Lannister. Existe um grande número de minas de outro e prata nas Terras do Oeste, o que faz dessa região a mais rica de toda Westeros. Uma das minas mais produtivas se encontra abaixo do próprio Rochedo Casterly fazendo da Casa Lannister a mais abastada de todas as casas nobres. Isso permite que a casa Lannister financie empreendimentos de muitas outras casas nobres. Até mesmo o rei pede empréstimos a Rochedo Casterly de tempos em tempos. Nós, os Lannisters, descedemos dos invasores Ândalos e, através da linhagem feminina, Lann, o Esperto. Segundo a lenda, Lann, usando apenas sua inteligência, ganhou Rochedo Casterly da Casa Casterly durante a Era dos Heróis. Os Lannisters reinaram como Reis do Rochedo por milhares de anos, e trabalharam para que fossem invejados pelo resto dos Sete Reinos. Nosso tempo como reis terminou, no entanto, quando Aegon Targaryen, também conhecido como Aegon, o Conquistador, chegou em Westeros com seu exército. O último Rei do Rochedo, Rei Loren Lannister, uniu suas forças com o Rei Mern Gardener, o Rei da Campina. Juntos, com sessenta mil homens, enfrentaram o oponente Targaryen em combate aberto. A história nos conta que Aegon libertou todos os seus três dragões, massacrando quatro mil homens, no que veio a ser conhecido como o Campo de Fogo. O próprio Rei Mern foi queimado vivo naquele dia, e a Casa Gardener virou cinzas com ele. Vendo tanto a ameaça quanto a oportunidade que os Targaryens representavam, Loren sabiamente se rendeu, e ajudou Aegon no restante da sua conquista de Westeros. Os Lannisters foram assim nomeados Lordes das Terras do Oeste e Protetores do Ocidente, títulos que carregamos até os dias de hoje. Sejamos claros, porém. Não foi a sorte e nem os favores reais que tornaram a nossa casa próspera. Houve momentos na nossa história, onde alguns nos consideraram fracos, preguiçosos ou opulentos. O meu pai, Tytos Lannister, quase levou nossa Casa à falência com seus maus investimentos e permitiu-se ser ridicularizado abertamente na corte. Quando os nossos vassalos, os Reynes de Castamere, se atreveram a rebelar-se contra os Lannisters, eles aprenderam o quão perigoso pode ser provocar um leão. 
Eu, Tywin Lannister, liderei o ataque à Castamere para acabar com essa rebelião. Eu fiz deles um exemplo, para aqueles que duvidassem do nosso poder. Eles até fizeram uma música singular sobre o destino dos Reynes de Castamere. Tristemente, não existe mais nenhum Reyne que posso ouví-la. Hoje, o Leão Dourado dos Lannisters é devidamente admirado e temido ao longo dos Sete Reinos. Nossas palavras são... Ouça-me Rugir. Mas há outras palavras que devem ser lembradas quando se cruza com um Leão de Rochedo Casterly "Um Lannister sempre paga suas dívidas." 

O emblema dos Lannisters é um Leão Dourado em um fundo avermelhado, e seu lema é “Ouça-me Rugir!”. Seu lema não-oficial, que é tão conhecido como o oficial é “Os Lannister sempre pagam suas dívidas”.

Casa Starks 
Os Starks de Winterfell descendem dos Primeiros Homens na Era dos Heróis. O fundador da família foi Brandon, o Construtor, que na sequência da Longa Noite, ajudou a estabelecer a Patrulha da Noite. Diz a lenda que ele contou com a ajuda de gigantes e da magia poderosa dos Filhos da Floresta para erguer a poderosa Muralha, que tem protegido o reino por gerações. Ele então construiu a sede ancestral de Winterfell, e reinou como primeiro Rei do Norte. Os Starks governaram como reis por milhares de anos, resistindo até mesmo à invasão dos ÂndalosEquanto os reinos do sul caíam e os filhos da floresta eram expulsos, o Norte manteve-se forte, conservando seus costumes religiosos e seu modo de vida. Eventualmente, o reinado dos Reis do Inverno chegou ao fim com a vinda de Aegon, o Conquistador. Depois de Aegon e seus dragões terem destruído os exércitos combinados da campina e do rochedo no Campo de Fogo, o rei Torrhen Stark dobrou o joelho e jurou lealdade à dinastia Targaryen, a fim de poupar a destruição de Winterfell e do seu povo. Ele foi para sempre conhecido como o Rei que Ajoelhou. Como recompensa por sua submissão, Aegon nomeou Torrhen Senhor de Winterfell e Protetor do Norte. Os Starks são muito orgulhosos da sua história e tradição. É uma das poucas Casas nobres que ainda mantém os Deuses Antigos. A sagrada árvore-coração permanece no Bosque Sagrado de Winterfell. Sua espada ancestral, Gelo, foi forjada na antiga Valíria e tem sido passada adiante ao longo das gerações. A Casa Stark continua firme em seu apoio à Patrulha da Noite, mesmo que a Ordem uma vez ilustre tenha decaído. Assim como o seu símbolo, o lobo gigante cinzento, a Casa Stark é uma lenda no Norte e ao longo dos Sete Reinos. E as palavras da família "O Inverno está Chegando" servem como um lembrete de suas origens, no despertar da Longa Noite e um presságio sombrio das coisas que virão.     

O emblema da Casa Stark é um Direwolf – Lobo Gigante num fundo branco, as vezes verde e branco. Seu lema é “O Inverno está chegando”.


Casa Targaryen 
A dinastia Targaryen uniu os Sete Reinos e durou quase três séculos. Foi uma disnastia forjada em fogo, selada com sangue e destruída pela rebelião. Os Targaryen são do sangue do dragão descendentes da nobreza da antiga Valíria, um findo poderoso império do leste. Quando um cataclisma devastou Valíria e seus habitantes, os Targaryen sobreviveram, estabelecendo-se na fortaleza da ilha de Pedra do Dragão anos antes. Eles permaneceram lá por um século até o surgimento de Aegon, o Conquistador. Em vez de tentar recuperar as terras dos seus antepassados a leste, Aegon navegou para o oeste, em direção aos Sete Reinos, acompanhado de suas irmãs Visenya e Rhaenys. Para manter a pureza do sangue, Aegon seguiu o costume dos seus antepassados de Valíria, e tomou as irmãs como esposas. Juntos, eles chegaram à costa leste de Westeros. Seu brasão: um dragão de três cabeças, representantando Aegon e suas esposas-irmãs. Suas palavras? "Fogo e Sangue". Apesas de sua tropa ser pequena em comparação aos exércitos de Westeros que os aguardavam, Aegon e suas irmãs tinham uma arma secreta: os últimos dragões. Ele conquistou todos os reinos, exceto Dorne, mas que também curvou sua cabeça aos Targaryen um século depois. Ele derreteu as espadas de seus inimigos com o fogo do seu dragão, Balerion, o Terror Negro, e forjou o Trono de Ferro com elas. A cidade capital de Porto Real foi construída na costa leste, onde Aegon e suas irmãs aportaram pela primeira vez em Westeros. E Aegon ordenou a construção de um castelo real em sua colina mais alta, a Fortaleza Vermelha. Por trezentos anos a dinastia Targaryen foi forte contra rebeliões, guerras civis e pragas. Mas a linhagem dos reis dragão foi quebrada quando meu pai, Aerys Targaryen, o segundo de seu nome, foi deposto numa rebelião. Meu pai foi traído e assassinado por Sor Jamie Lannister, um membro da própria Guarda Real. Seu filho e herdeiro, meu irmão Rhaegar, pereceu em campo de batalha nas mãos de Robert Baratheon, que tomou o Trono de Ferro para si. E hoje, os únicos membros restantes da célebre dinastia Targaryen somos eu, Príncipe Viserys, Rei de direitos dos Ândalos e governate dos Sete Reinos... e minha irmã, Daenerys. Nós fomos levados para as cidades livres do leste por seguidores da realeza. Aqui nós estamos em exílio desde então... sonhando com o dia em que cruzaremos o Mar Estreito e tomaremos de volta o trono do meu pai.   

O emblema da Casa Targaryen é um Dragão de Três Cabeças num fundo negro. Seu lema é “Fogo e Sangue”.              


Só citei 5 casas, mas se quiserem ver mais sobre Histórias e Tradições de Game of Thrones (clica aqui). São desses vídeos que foram tiradas as informações acima (e são vídeos muito bons!). Para saber mais sobre a série (clica aqui)    

Um comentário: